Entenda o que é o SEI-CED e a Captação Eletrônica de Dados obrigatória | Arkan System

Agora a Arkan System possui a solução de SEI-SED para as entidades de capital público

sei-sed

Sobre o SEI-CED

Conforme disciplinado na Instrução Normativa 113/2015 , o SEI-CED (Sistema Estadual de Informações – módulo Captação Eletrônica de Dados) tem como objetivo captar elementos, de forma eletrônica, que servirão de base para a geração automatizada de demonstrativos contábeis, orçamentários, financeiros e gerenciais, de natureza legal e regulamentar, das entidades estaduais da Administração Pública do Paraná.

Tal captação será realizada por meio de remessas quadrimestrais, conforme os requisitos estabelecidos no arquivo de “Leiautes SEI-CED”, disponível em “Arquivos para Download”.

As entidades da Administração Pública Estadual sujeitas ao sistema são: a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, o Ministério Público e a Defensoria Pública, além das Administrações Direta e Indireta do Poder Executivo, incluídas as fundações públicas e sociedades instituídas e mantidas pelo Estado, os fundos especiais e de natureza previdenciária, os órgãos de regime especial, os serviços sociais autônomos, as empresas públicas e as sociedades de economia mista nas quais o Estado é acionista ou controlador.

00265533

Arquivos para Download

Na sequência são apresentados os arquivos para download, relativos ao SEI-CED – Sistema Estadual de Informações, módulo Captação Eletrônica de Dados.

72e849a6c38436e45200acaedbd6e0bc

Perguntas Frequentes – FAQ

Em caso de dúvidas, demandas podem ser enviadas por meio do Canal de Comunicação, disponível no sítio do TCE. Basta escolher o assunto “Sistema SEI – Sistema Estadual de Informações”. Pode-se, também, entrar em contato com a DCE pelos telefones: (41) 3350-1740 e (41) 3350-1741.

Na sequência, são apresentadas dúvidas frequentes sobre o SEI-CED. Para obter as respostas, clique nas perguntas:

1- Onde envio os arquivos para o SEI-CED do Tribunal de Contas?

No sitio do Tribunal de Contas: https://www1.tce.pr.gov.br/ Aba Estadual / SEI-CED – Captação Eletrônica de Dados / Acesso ao Sistema. Após entrar com usuário e senha utilizar a aba “Envio”/”Arquivo a enviar”, selecionar o arquivo já gerado, nomeado e salvo em seu computador com as informações de sua entidade.

2 – O que deve conter cada arquivo a ser enviado ao SEI-CED?

Os arquivos zip devem conter os arquivos txt gerados com base nos leiautes disponibilizados para download na Internet. Esses leiautes estabelecem os conteúdos e formatos referentes aos dados exigidos. Cada arquivo zip pode trazer informações de mais de um leiaute.

3 – Como identifico os conteúdos dos arquivos?

Para cada leiaute será gerado um arquivo .txt com o nome idêntico ao da tabela que solicita os dados correspondentes, por exemplo: PessoaSEICED.txt, ContaBancaria.txt. Os diversos arquivos .txt serão compactados e enviados em um arquivo .ZIP, nomeado com o idPessoa da Entidade a que se referem os dados. Esse não pode ultrapassar o tamanho de 30 megabytes.

4 – Posso excluir o arquivo processado no SEI-CED?

Sim, enquanto a remessa quadrimestral não tiver sido fechada.

5 – Como consigo o idPessoa da minha entidade?

O idPessoa solicitado nos leiautes do SEI-CED é o código da entidade junto ao cadastro do Tribunal de Contas. Porém, para facilitar, já está disponibilizada uma lista com o idPessoa das entidades estaduais nos arquivos para download do SEI-CED – Captação Eletrônica de Dados, aba “Jurisdicionado”, no sitio do Tribunal de Contas do Paraná.

6 – Como associar contas contábeis em contas do Plano Referencial?

A partir de 2017 a correlação das contas contábeis será efetuada diretamente pelo Movimento Contábil por meio dos leiautes (SaldoContabilExercicioAnteriorEstatais2 e MovimentocontabilMensalEstatais2).

7 – Contas contábeis devem ser aquelas do Plano Contabil Referencial Estatais?

Não. Os dados dos leiautes: SaldoContabilExercicioAnteriorEstatais2 e MovimentoContabilMensalEstatais2 serão encaminhados de acordo com o plano de contas da Entidade, conforme descrição do campo cdContaContabil, ou seja, informando o código da conta contábil de acordo com o plano de contas utilizado pela Entidade.

Os dados referentes aos saldos e movimentação de débitos e créditos, serão no padrão de seu Plano de Contas (PlanoContabilEstatal). Sendo o sistema do Tribunal de Contas responsável pela conversão dos dados enviados pela entidade, para o formato do TCE.

8 – Contas analíticas sem movimentação no período devem ser enviadas?

Não, na tabela MovimentoContabilMensalEstatais2  poderão ser informadas apenas aquelas contas analíticas que tiverem movimentação no período da remessa.

9 – É necessário enviar todas as contas bancárias em todos os quadrimestres?

Conforme estabelecido no campo periodicidade do Módulo Tesouraria:

  • Leiaute ContaBancaria: enviar no primeiro quadrimestre todas as contas bancárias, e nos quadrimestres seguintes apenas as novas;
  • Leiaute DesativacaoContaBancaria: enviar apenas quando desativadas contas bancárias;
  • Leiaute ReversaoDesativacaoContaBancaria: enviar apenas quando foram reativadas contas anteriormente desativadas;
  • Leiaute SaldoMensalExtratoBancario: enviar em todos os quadrimestres, todas a contas “ativas” independentemente de haver saldo, sendo dados mensais.

A Arkan possui essa solução (SEI-CED) para ser implementada e ressaltamos a necessidade da aplicação do sistema pelas entidades referidas em função de obrigatoriedade legal.Buscamos a cada dia ampliar seus conhecimentos e agregar novas tecnologias a seu portfólio de produtos e serviços, assim mantendo-se atualizada com as últimas soluções disponíveis no mercado tecnológico, oferecendo a nossos clientes, de maneira orientada e personalizada, soluções que venham de encontro a suas necessidades.

Gostaria de saber mais ou receber uma proposta? Fale conosco!

Para conhecer melhor nossas soluções clique aqui.

Seja mais, seja Arkan System!

Everson Weber
Everson Weber
Bacharel em Design Gráfico e Industrial, especialista pós-graduado em Branding, Gestão de Redes Sociais e Pesquisa de Mercado também é Técnico em Informática. Tem vários hobbies esportivos, ama natureza e adora política. Na Arkan System é Designer e Consultor em Web Marketing. Responsável pela marca e imagem da empresa, cuida também da parte de Arquitetura da Informação e Interface de softwares e web sites.