Dicas Para não cair em uma Blacklist e como sair de uma | Arkan System

Tudo o que você precisava saber sobre uma Blacklist e não tinha para quem perguntar

O que é Blacklist?

“A Blacklist (Lista Negra) é uma lista ou ata de registro de alguma entidade, pessoa ou software contendo nomes, e-mails, domínios ou endereços IP, geralmente reconhecidos como fontes de spam. Por esta razão tal lista nega privilégios, serviços, participação ou mobilidade à quem ou o que estiver nela.”

Geralmente, as blacklists são usadas por servidores de email, programas como o Outlook, e provedores de internet para prevenir a disseminação de spam.

Alguns filtros configurados em programas de e-mails também podem utilizar blacklists.

blacklist 7

Como não cair em uma Blacklist

Sem perceber, em algum momento você  já enviou uma corrente da sorte, ou até mesmo sem querer, já encaminhou um spam recebido. Estas são apenas algumas das práticas negativas que inserem você em uma blacklist.

  • Preencha o ASSUNTO DO E-MAIL de forma descritiva sobre conteúdo. Quem receber terá a opção de não abri-lo, caso não se interesse.
  • INFORME-SE sobre os e-mails que receber e não encaminhe propagandas, correntes e e-mails sensacionalistas.
  • REFLITA sobre o conteúdo do e-mail antes de envia-lo. Ele realmente útil ou de interesse das as pessoas que receberão?
  • Não envie E-MAILS SUSPEITOS, como: anexos desconhecidos, golpes, notificações bancárias ou sobre prêmios que pedem dados da pessoa em troca.
  • RESPEITE as regras, temas e formatos de grupos de discussão, listas e fóruns na web.
  • NUNCA use MAILINGS e malas diretas de TERCEIROS ou compradas em sites suspeitos para envio de propaganda ou e-mail marketing. Isto é ilegal, ou seja é CRIME!
  • Quando quiser fazer MARKETING na Internet, siga a legislação vigente e busque as melhores práticas para este fim.
blacklist 3

O que é SPAM e como fazer e-mail marketing sem ser um spammer?

“O Spam é um e-mail em massa não solicitado. Se você enviar qualquer e-mail em massa para um destinatário que não o solicitou ou que não tenha dado seu consentimento prévio e esclarecido para se inscrever em sua lista por meio de um método de opt-in, você está enviando spam para esse destinatário. Mesmo se você oferece uma opção de exclusão na mensagem ou não, não altera o fato de que o destinatário recebeu e-mail em massa não solicitado, ou seja: SPAM.

Então, se você envia spam você é um spammer. Além de ser totalmente desaconselhável, anti ético e não recomendado, dependendo de onde você estiver ou para quem enviar seu e-mail, pode até ser ilegal e considerado crime. Então veja agora algumas dicas para enviar e-mails em massa sem ser spam:

  • Enviar e-mails APENAS para quem optou pelo cadastro em sua lista de produtos e/ou serviços, feito por telefone, no primeiro contato comercial ou por formulário do seu site da Internet.
  • NÃO USAR LISTAS de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta.
  • Não enviar INFORMAÇÕES IRRELEVANTES de determinado serviço aos cadastrados em lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.
  • RESPEITAR AS OPÇÕES de preenchimento do cliente no formulários de cadastramento em listas de divulgação, por escrito ou on-line.
  • Respeitar as SOLICITAÇÕES DE DESCADASTRAMENTO de suas listas.
  • NÃO iniciar o PRIMEIRO CONTATO com o cliente por E-MAIL, ou seja, o envio do primeiro e-mail, sem prévia autorização do cliente, caracteriza a prática de spam.
blacklist-10

Como sair de uma blacklist?

Caso você não tenha seguido as dicas anteriores e tenha insistido nas más práticas, acabando por cair em uma blacklist sinto lhe informar mas seu e-mail será bloqueado por servidores e todas as mensagens enviadas não chegarão ao destino. Isto mesmo, você não conseguirá mais enviar e-mails! Entendeu agora porque é tão importante seguir tais regras? Você corre o risco de não conseguir nunca mais usar o e-mail que utilizou para spam. Agora, vamos ver como resolver isto e sair da blacklist:

  • Descubra o seu endereço IP (ping o domínio investigado). Ele é uma sequência de números que identifica você e os seus servidores de email usados na internet. Selecione e copie o seu endereço IP.
  • Verifique se o seu IP foi colocado na lista negra. Acesse http://whatismyipaddress.com/blacklist-check, copie o seu endereço IP no campo ao lado de Blacklist Check e clique neste último. Se o seu endereço foi bloqueado, um ponto de exclamação será exibido ao lado da organização que o colocou na lista negra. Clique no hyperlink dessa organização.
  • Procure por Lookup and Removal ou Removal na página que está sendo exibida e clique no hyperlink ao lado destes campos.
  • Leia as instruções de como fazer para ser retirado da lista negra. Cada lista possui procedimentos próprios para a exclusão. Em algumas listas você simplesmente terá que digitar o seu endereço IP e seguir as instruções de remoção, o que resultará na exclusão automática. O site Spamhaus Blacklist adota este processo. Outras listas fornecem instruções para entrar em contato com elas por email ou telefone. Você terá que fornecer o seu endereço de email e explicar por que deve ser excluído da lista. Caso esteja em um ISP, algumas listas negras podem solicitar que você remova primeiro os clientes acusados de spamming. Algumas listas negras o removem automaticamente de suas listas após um determinado período de tempo. O site Relay Stop, por exemplo, deleta os IPs após 90 dias, se você não tiver requisitado a remoção antes. O Spamcop o removerá automaticamente após 48 horas, caso não haja reclamações posteriores. Após a leitura dos procedimentos da organização, faça a sua requisição.
  • Verifique se você foi removido da lista negra (veja em Recursos 3). Em caso negativo, entre em contato com a organização por email ou telefone.

Sair de uma blacklit é um procedimento complicado, por isto mesmo é que reforçamos que as regras de etiqueta para envio de e-mails devem ser seguidas.

Gostou das nossa dicas? Caiu em uma blacklist e está com problemas? Fale conosco pois podemos lhe socorrer!

(Fontes: Glaber, Governo Brasileiro, SPAMHAUS)

A Arkan busca a cada dia ampliar seus conhecimentos e agregar novas tecnologias a seu portfólio de produtos e serviços, assim mantendo-se atualizada com as últimas soluções disponíveis no mercado tecnológico, oferecendo a nossos clientes, de maneira orientada e personalizada, soluções que venham de encontro a suas necessidades.

Precisa de ajuda para aumentar a segurança de sua infraestrutura de TI? Para conhecer melhor nossas soluções clique aqui.

Seja mais, seja Arkan System!

Everson Weber
Everson Weber
Bacharel em Design Gráfico e Industrial, especialista pós-graduado em Branding, Gestão de Redes Sociais e Pesquisa de Mercado também é Técnico em Informática. Tem vários hobbies esportivos, ama natureza e adora política. Na Arkan System é Designer e Consultor em Web Marketing. Responsável pela marca e imagem da empresa, cuida também da parte de Arquitetura da Informação e Interface de softwares e web sites.