O Desenvolvimento de Softwares e seus processos | Arkan System

Descubra como funciona o Desenvolvimento de Softwares e seus processos

Destaque Blog Desenvolvimento de Softwares

O Desenvolvimento de um Software…

Vamos entender hoje como funciona o desenvolvimento de softwares de forma simples, sem metodologias nem modelos complexos.

O processo de desenvolvimento de um software são um conjunto de tarefas objetivas e atividades que visam a criação de um software estruturado e com qualidade, para um boa manutenção e funcionalidade do software.

No desenvolvimento de um software, existem várias fases ou processos que seguem modelos de desenvolvimento, de forma geral são eles:

fluxograma_G1

Análise Financeira

Visa estabelecer a viabilidade, custos e definir se o projeto gerará receita e lucros. Esta fase calcula diretrizes como horas, deslocamento, equipe e encargos gerais que definem os valores do projeto. Acompanha todas as demais etapas de desenvolvimento até o final.

Análise de Pré-requisitos

A definição dos pré-requisitos de um projeto de produto ou software é uma das primeiras tarefas de sua criação. São as informações mais básicas que delimitam o desenvolvimento.

A análise de pré-requisitos possui três tipos de atividades:

  • Elicitação: comunicar-se com usuários e clientes para determinar quais são os desejos e necessidades do sistema.
  • Análise: determina se o requisito é obscuro, incompleto, ambíguo, ou contraditório e busca resolve-los.
  • Registros: documentação oficial, como arquivos, casos de uso, ou processos de especificação.
pre-requisitos-mecanicos

Especificação

A especificação de programa é a definição do que se espera que um programa de computador faça. Suas funcionalidades e funções, módulos e formas de entrada e saída de dados. Ela pode ser informal, neste caso ela pode ser considerada como manual de usuário do ponto de vista do desenvolvedor, ou formal, no caso de ela ser definida principalmente em termos de modelagem de processos ou arquitetura da informação e interface.

Arquitetura

É a representação abstrata e visual daquele sistema, seus caminhos e conexões. esta arquitetura é um plano que garante que o sistema de software atenderá os pré-requisitos do software, como também assegurar que futuros requisitos possam ser atendidos.

A arquitetura também desenha as interfaces entre os sistemas de software e outros produtos de software, como também com o hardware básico ou com o sistema operacional.

Implementação e Testes

É a fase de transformação da especificação para o código fonte executável do software.

Os testes devem ser os mais intensos possíveis, afim de eliminar qualquer vestígio de erro de implementação ou de especificação.

Precisa tomar um grande foco nestas horas porque é comum aparecer muitos “bugs” e eles vão precisar ser reparados para um bom funcionamento do software.

Documentação

É muito importante a documentação do projeto interno para propósitos de futuras análises, manutenções e aprimoramentos. As documentações mais importantes são das interfaces externas.

Suporte e Treinamento de Software

Muitos projetos de software falham porque a equipe de desenvolvimentos não percebe que não importa quanto tempo de planejamento e desenvolvimento irá gastar na criação se ninguém da organização irá usá-lo. As pessoas ocasionalmente resistem à mudança e evitam aventurar-se em áreas pouco familiares.

Então, como parte da fase de desenvolvimento, é muito importante o treinamento para os usuários de software mais entusiasmados, alternando o treinamento entre usuários neutros e usuários favoráveis ao software. Usuários irão ter muitas questões e problemas de software os quais conduzirão para a próxima fase.

Manutenção

A manutenção e a melhoria do software fazem parte da necessidade e de descoberta do novos itens, necessidades ou erros no software.

desenvolvimento de software

Desenvolvimento e Modelagem do Processo

Este são os passos  para o desenvolvimento de um software. Cumprir todas as etapas acarretará em um software de qualidade. As fases são relativamente simples se organizadas e feitas em conjunto com uma equipe que trabalhe focada em cada requisito do projeto.

Os princípios básicos do processo de desenvolvimento foram apresentados aqui, para  só depois podermos explicar como funciona de uma forma geral e integral o processo existente dentro da Arkan System. Mas não se esqueçam, o processo é diferente do modelo, o processo é a necessidade que todos os projetos tem para começarem a ser desenvolvidos de forma completa e satisfatória, o modelo é a forma como você vai escolher trabalhar em cima desses requisitos mostrados acima, se é da forma do modelo de Cascata ou Iterativo, por exemplo, isso fica a sua escolha, dependendo das suas necessidades e do seu projeto.

A Arkan System tem como principal carro chefe de seus serviços o Desenvolvimento de Softwares customizados. Para conhecer melhor nossas soluções clique aqui.

Seja mais, seja Arkan System!

(Fonte: ProtocoloTi)

Everson Weber
Everson Weber
Bacharel em Design Gráfico e Industrial, especialista pós-graduado em Branding, Gestão de Redes Sociais e Pesquisa de Mercado também é Técnico em Informática. Tem vários hobbies esportivos, ama natureza e adora política. Na Arkan System é Designer e Consultor em Web Marketing. Responsável pela marca e imagem da empresa, cuida também da parte de Arquitetura da Informação e Interface de softwares e web sites.