O que é Infraestrutura de TI? | Arkan System

Você sabe o que é Infraestrutura em TI?

Olá pessoal sou Rafael Harada Consultor em TI na Arkan System e hoje estamos aqui para entender um pouco mais sobre esta área que está, a cada dia que passa, se tornando algo imprescindível dentro de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Vou mostrar neste artigo o conceito geral de Infraestrutura de TI.

Hoje ainda nos deparamos com profissionais da área que não sabem responder corretamente esta pergunta, então veremos o conceito, a verdadeira função e sua importância.

• Origem: Latim.
• Infra = Interno.
• Estrutura = Alicerce.

 

Sabendo a origem do termo podemos definir que Infraestrutura é o alicerce interno de uma empresa, é a base da viabilização do negócio. Portanto a Infraestrutura de TI existe para dar assistência ao negócio em um âmbito global da Tecnologia da Informação, é o alicerce da empresa e não a própria empresa.

Vemos muitos profissionais implantando soluções em suas empresas sem o mínimo de impacto de melhoria para o negócio, seja o impacto grande ou pequeno, estão apenas visando a inovação de tecnologia, o layout, mas inovação sem aproveitamento não favorecerá a empresa. O departamento de Infraestrutura de TI apenas crescerá se a empresa crescer e por isso temos que trabalhar a favor do “lucro”. A Infraestrutura de TI está para disponibilizar serviços, recursos, manter serviços existentes e por último, solucionar problemas dos serviços que auxiliam nos recursos utilizados pelo cliente, seja ele interno ou externo. No caso o cliente interno = funcionário e o cliente externo = cliente da empresa.
Vemos a seguir as perspectivas de alinhamento da TI.

Perspectivas do Alinhamento de TI

Conceito de negócio e Infraestrutura de TI.

 

Sua empresa precisa de competitividade no mercado, e para isso você precisará de uma ESTRATÉGIA em que a TI terá a iniciativa de criar, mudar e melhorar o processo atual visando melhorar a relação com o cliente, onde terá que ter um resultado financeiro positivo fazendo com que sua empresa torne-se mais competitiva no mercado.

Sintetizando a ideia em um âmbito geral, a TI está para auxiliar a empresa a ter maior competitividade no mercado frente aos concorrentes.
As grandes empresas possuem informações de fornecedores, funcionários e clientes armazenadas e confiadas à disponibilidade e segurança da Infraestrutura de TI. Infelizmente existem históricos tristes de empresas que praticamente recomeçaram do zero por uma falha de TI que ocorreu, comprometendo toda a informação que eles tinham. As decisões de Infraestrutura de TI são as mais importantes dentro das decisões relacionadas. Os custos de investimentos representam cerca de 55% dos investimentos da empresa na área de TI.

Modelo de Estrutura Física de TI

Infraestrutura de Redes Corporativas

Para tentar ilustrar a importância da Infraestrutura de TI temos uma pesquisa publicada pela IDC, onde se mostra um relato anual do universo digital – informação que é criada, capturada e replicada em forma digital.

Em 2010 eram 988 exabytes (1EB = 1,000.000.000GB). Segundo o IDC a participação da informação organizacional neste todo de informação deve subir de 25% para 30%.
Só para termos uma ideia, o banco de dados do Wal-Mart, já em 2004, era de 0,5 PB (1PB = 1000TB / 1TB = 1024GB).

As razões apontadas pelo estudo para este rápido crescimento da base de informações são:

1. O crescimento do uso da Internet;
2. Disponibilidade de banda larga;
3. Conversão da informação analógica em formato digital;
4. Queda dos preços e aumento de desempenho de diversos dispositivos digitais.

A queda do preço de unidades de armazenamento e o crescimento do poder de processamento de dados tem provocado uma rápida adoção por parte da indústria de aplicações intensivas em transações e análise de dados. Se não houvesse Infraestrutura correta e organizada, nunca teríamos toda essa informação gerada e o mais importante, disponibilizada de forma tão exponencial.
A Arkan System vem se preparando e se atualizando no que diz respeito a soluções que diminuam o impacto negativo tanto na Infraestrutura quanto em sistemas de gestão. Tudo isso para que sua empresa tenha estabilidade e segurança na hora de gerenciar os processos internos e arquivar de forma segura e com backups todas as informações de grande valor para que sua empresa nunca pare, acarretando prejuízos irreparáveis como recomeçar do ZERO.

Seja mais, seja Arkan!

Rafael Harada
Rafael Harada
Sócio e IT Consultant. Atua na área deste 2001 quando foi morar aos 16 anos no Japão, onde teve o primeiro contato com tecnologias de ponta no período 3 anos, tempo que residiu nas terras orientais onde aprimorou seu conhecimento em Softwares de Edição de Imagens e Programação Web hoje atua na área de Sistemas de Gestão Empresarial e Gestão da TI, vem desbravando sua visão e conhecimento para área de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação.