Help TI - Usando Banco Online e Internet Banking com segurança | Arkan System

Aprenda como usar Banco Online e Internet Banking com mais segurança

HelTI - Internet Banking

O app do banco e o internet banking são seguros?

Eu vou pessoalmente ao banco uma vez a cada dois anos para atualizar o cadastro. Mas para pagar contas, monitorar os investimentos, fazer transferências, tudo isso eu faço online. Seja usando um aplicativo no celular ou o site do banco, são poucos os serviços que não estão disponíveis online. Porém, você confia na segurança desses meios de acesso?

Em agosto deste ano foi registrada uma tentativa de fraude a cada 14,5 segundos. Destas, 23,3% foram no setor de bancos e financeiras.

Respondendo: O App do banco e o internet banking NÃO são seguros!

Eliminar o risco de ser vítima desse tipo de ataque é impossível, mas podemos reduzir muito esse risco tomando algumas precauções:

Aplicativos Bancários

Eliminar o risco de ser vítima desse tipo de ataque é impossível, mas podemos reduzir muito esse risco tomando algumas precauções:

5 formas de usar o app do banco e o internet banking com mais segurança:

  1. Use o plano de dados do celular (3G/4G) ao invés do WiFi.

    Bisbilhotar nas informações que estão trafegando numa rede WiFi é muito fácil. Qualquer um conectado à mesma rede que você pode interceptar os dados. A rede 3G/4G é muito mais segura e difícil de invadir.

  2. Acesse o site do banco no modo privado do seu navegador, sem nenhuma outra aba aberta.

    No Firefox se chama navegação privativa (instruções aqui) e no Chrome se chama janela anônima (instruções aqui). Não custa nada e você protege um pouco melhor o seu acesso ao banco. Muitos sites espiam o que você está fazendo nas outras abas abertas no seu navegador.

  3. Use autenticação de 2 fatores.

    Alguns bancos oferecem um token que gera números que permitem que você acesse o banco, outros usam biometria, outros ainda fornecem um leitor de cartão USB para colocar no seu computador. Existem vários métodos. Essa é uma das maneiras mais eficientes de assegurar que você é a única pessoa com acesso à sua conta bancária.

  4. Instale e mantenha atualizados softwares de segurança.

    Muitos aspectos da sua segurança online não dependem de você. Ameaças digitais que podem comprometer seus dados bancários se espalham rapidamente pela internet e podem infectar seu computador. Tanto no desktop quanto no celular, é importante ter uma solução de segurança instalada. Se você não sabe do que eu estou falando, comece pelo anti-vírus. Está instalado e atualizado? No celular também? Então corre!!!

  5. Volte sempre!

    Mesmo tomando todas essas medidas de segurança, alguma coisa pode passar pela peneira e sua conta bancária pode ser comprometida. Fique sempre de olho nos extratos do banco e do cartão de crédito. Clonagem de cartões é a fraude bancária mais comum do Brasil. O quanto antes você identificar uma anormalidade mais fácil será de corrigir sem prejuízos pra você.

E aí, gostou? Já foi vítima de uma fraude virtual em sua conta bancária? Isto é muito comum hoje em dia…

Se precisar de ajuda para aumentar a segurança de sua infraestrutura de TI, já sabe: fale conosco ou conheça melhor nossas soluções clicando aqui.

Seja mais, seja Arkan!

A Arkan busca a cada dia ampliar seus conhecimentos e agregar novas tecnologias a seu portfólio de produtos e serviços, assim mantendo-se atualizada com as últimas soluções disponíveis no mercado tecnológico, oferecendo a nossos clientes, de maneira orientada e personalizada, soluções que venham de encontro a suas necessidades.

Aline Pêgas
Aline Pêgas
Bacharel em Matemática pela UNICAMP, atualmente estuda cibersegurança na University of Maryland. Responsável pelo bem estar e segurança da infraestrutura da Arkan System. Como hobby, pratica artes marciais, estuda línguas e tem ratos de estimação.