Help TI - Como armazenar senhas com segurança | Arkan System

Aprenda como armazenar senhas com segurança em softwares gerenciadores

HelpTI - Armazenar Senhas

É muita senha pra uma pessoa só

Você já parou para contar quantas senhas você tem? E logins em sites da Internet? Bom, eu espero que seja o mesmo número, mas provavelmente não é. Segundo a Dashlane, a pessoa típica possui ao menos 90 contas na Internet. Quando a questão é senhas, o melhor conselho que eu posso dar é:

1 Login = 1 Senha

Quando você repete senhas em diferentes serviços você multiplica o seu problema de segurança. Nosso post anterior mostrou pra você que suas senhas podem ter sido vazadas na internet. Isso já aconteceu com grandes provedores de email como o Google e o Yahoo. Ninguém está livre desse tipo de ameaça. Mas e se você usa a mesma senha do Gmail num site de compras? É melhor dar uma olhada na fatura do seu cartão de crédito.

Mas onde você vai guardar mais de 90 senhas fortes e diferentes? Definitivamente não num arquivo txt, nem no Word/Excel, e muito menos do Google Drive ou Dropbox.

Gerenciadores de Senhas

Usar um gerenciador de senhas pode facilitar muito a sua vida. Você só precisa saber uma senha, a do seu gerenciador. Todas as outras ele preenche automaticamente pra você. Existem vários softwares com essa funcionalidade no mercado, inclusive gratuitos. A PCMag tem um excelente artigo comparando os melhores gerenciadores de senhas de 2017.

Usar um software como esses é mais seguro, pois ele armazena as suas senhas de maneira criptografada. Se você não sabe o que é criptografia, imagine uma máquina que é capaz de traduzir um texto para uma língua única que só ela conhece. É assim que funciona um programa de criptografia. Ele transforma o texto das suas senhas em um texto numa língua que só ele conhece e é capaz de traduzir. Assim, se alguém mais tiver acesso ao arquivo onde suas senhas estão gravadas, não vai entender nada. Mas é muito importante ter uma boa senha para esse gerenciador, é essa senha que serve para “traduzir” as suas senhas que estão armazenadas nele.

Bons gerenciadores de senhas também oferecem opções para gerar senhas fortes pra você toda vez que você faz um novo cadastro na Internet. Muitos deles também importam todas as senhas que você tem salvas no seu navegador, assim você não precisa ficar colocando uma por uma.

Qual é melhor?

Depende da sua necessidade. Vamos à algumas sugestões:

  1. KeePass – O mais flexível (OpenSource e 100% gratuito)
    O KeePass não é o gerenciador com mais recursos disponível, mas ele roda em qualquer lugar. Existem versões para Windows, Linux, Android, iPhone/iPad, e até Palm OS.
  2. LastPass – O mais fácil de usar (Gratuito com opção premium paga)
    O LastPass se integra perfeitamente ao seu navegador (Windows ou Linux), tem versões para Android e iPhone/iPad, e também oferece recursos para armazenar de modo seguro informações do seu cartão de crédito, por exemplo. Outro recurso interessante é o Security Challenge, que dá uma nota para a segurança das suas senhas e te ajuda a melhorá-las. O LastPass é gratuito para uso pessoal, e tem planos pagos para famílias que querem compartilhas senhas e empresas.

E aí, gostou? Corre apagar aquele arquivo txt e baixar um gerenciador de senhas agora mesmo!

Precisa de ajuda para aumentar a segurança de sua infraestrutura de TI?

Conheça melhor nossas soluções clique aqui.

Seja mais, seja Arkan System!

A Arkan busca a cada dia ampliar seus conhecimentos e agregar novas tecnologias a seu portfólio de produtos e serviços, assim mantendo-se atualizada com as últimas soluções disponíveis no mercado tecnológico, oferecendo a nossos clientes, de maneira orientada e personalizada, soluções que venham de encontro a suas necessidades.

Aline Pêgas
Aline Pêgas
Bacharel em Matemática pela UNICAMP, atualmente estuda cibersegurança na University of Maryland. Responsável pelo bem estar e segurança da infraestrutura da Arkan System. Como hobby, pratica artes marciais, estuda línguas e tem ratos de estimação.