Cuidado com o Ransomware!
Quando hackers de ransomware alcançam uma enorme repercussão como vimos com o PUBG R., não normal que outros criem copycats. Este é o caso de dois novos ransomwares que surgiram, se é que podemos chamá-los assim. Minecraft e o Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO) são os alvos, ou veículos de infecção da vez.
Descoberto pelo MalwareHunterTeam, estes dois programas não criptografam arquivos no computador. Em vez disso, eles exibem uma janela que aguarda o lançamento de um programa específico relacionado a jogos e então já sabemos o que acontece. Devido à funcionalidades limitadas, nem daria pra chamar eles de ransomware a não ser pelo título mostram na janela.
O MC Ransomware força um usuário a jogar Minecraft enquanto descriptografa seus arquivos se esta funcionalidade for adicionada. O MalwareHunterTeam achou 11 tipos diferentes dessa infecção, mas quando verificadas, as diferenças entre elas foram pequenas e um bug na rotina de detecção do processo foi reparada.
Ele espera por alguém que rode um executável que não é MinecraftLauncher e que contenha a string “Minecraft” nele. Depois que o programa que contém essa string for executado, o texto do status será alterado para “Reprodução de Minecraft”. Assim como o PUBG Ransomware, você pode nomear qualquer executável como minecraft.exe acionando a detecção.
O segundo tipo é chamado CSGO Ransomware. Ele espera que um executável com a string “csgo” seja executado. Este teve 7 variantes diferentes encontradas, com a mais recente tendo corrigindo um bug no tempo exibido.
Seu código, mostrado abaixo, detecta corretamente qualquer executável com a string “csgo” e incrementa um timer que é exibido na tela mostrando quanto tempo você foi forçado a jogar.
Como o MC Ransomware, este programa não criptografa nada.
Ransomware não é um jogo! Por mais que as alguns achem engraçado criar programas como este, isto não é brincadeira. Muitas empresas e pessoas são prejudicadas por essas infecções e criar este tipo de programa para fins “educacionais” ou para impressionar seus amigos é apenas uma atitude irresponsável.
Não se esqueça de que alguém pode executá-lo acidentalmente e não ter ideia do que fazer depois disso. Isto pode ter sérias consequências legais para o criador. Se um ransomware for acidentalmente ou intencionalmente instalado em uma máquina e o prejudicado apresentar uma queixa junto à polícia, sua piada pode levá-lo à cadeia.