A rede mundial de computadores celebra o aniversário de 30 anos nesta terça-feira (12) e o Google lançou um Doodle para comemorar. A World Wide Web (WWW), foi criada por Tim Berners-Lee em 12 de março de 1989. Naquela data, o engenheiro britânico criava o método pelo qual seria possível obter acesso público à Internet, tecnologia que havia sido desenvolvida nos anos de 1960 por militares dos EUA.
A animação na página inicial do Google está presente na maior parte do mundo, incluindo Brasil, EUA e o restante da América, toda a Europa, a Rússia, Japão, Coreia, Austrália e algumas nações do norte da África. Apesar da forte ligação entre o buscador e a invenção da web, é primeira vez que a empresa comemora a ocasião com um Doodle.
O Doodle
A homenagem do Google remonta os primeiros estágios da popularização da web: um computador retrô que carrega, lentamente, uma imagem animada em um navegador antigo. O PC está ligado a uma rede cabeada da rede telefônica, modo de conexão comum entre os 1990 e começo dos 2.000 – a famosa Internet discada. Enquanto o conteúdo aparece, é possível ver os pacotes de dados viajando do fio à máquina.
Origem da World Wide Web
O projeto de Berners-Lee envolveu uma grande base de dados de hipertexto (links) entrelaçados, que poderiam ser acessados de diferentes máquinas de acordo com um determinado protocolo. O objetivo era facilitar o compartilhamento de informações entre computadores do CERN (sigla em francês para Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).
Os escritos do engenheiro resultaram, em 1990, no desenvolvimento da linguagem HTML, que viria a enriquecer o conteúdo mostrado em uma página. Berners-Lee também criou o endereço chamado de URL. No mesmo ano, surgiu o primeiro navegador de internet, chamado de World Wide Web (WWW). Atualmente, o CERN oferece uma versão reconstruída do software para download no site https://worldwideweb.cern.ch.