Uma Falha no Cloudflare impediu acesso de grande parte da rede de internet do Brasil.

Uma Falha no Cloudflare impediu acesso de grande parte da rede de internet do Brasil.

Home / E-mail / Uma Falha no Cloudflare impediu acesso de grande parte da rede de internet do Brasil.

Se nesta terça-feira (14) você estava navegando e, de repente, não conseguiu abrir alguns sites e receber ou enviar e-mails, não precisa culpar a sua operadora e nem achar que já está na hora de trocar de celular: houve, sim, um problema técnico na internet brasileira que afetou o acesso a diversos sites hospedados no país.

O problema ocorreu nos servidores do Cloudflare, uma empresa de CDN (sigla para redes de distribuição de conteúdo) que opera no mundo todo, inclusive no Brasil. A função dela é, basicamente, fazer a ligação entre o servidor do provedor de internet do usuário e o do site que ele quer acessar, definindo qual é a forma mais rápida de entregar esse conteúdo para o usuário.

O que aconteceu nesta terça é que alguns servidores do país estão com instabilidade em suas operações (de acordo com o status da página da Cloudflare, o problema parece ter surgido no servidor de Porto Alegre), o que impediu que alguns usuários acessassem alguns sites do país.

 

De acordo com a página de status da Cloudflare, o problema ocorreu no servidor de Porto Alegre da companhia (Imagem: Cloudflare)

Como não foram todos os servidores brasileiros da Cloudflare que pararam de funcionar, o problema não foi algo que atingiu a todos os usuários, e enquanto alguns conseguiam navegar normalmente, outros por alguns minutos não conseguiram acessar alguns de seus sites preferidos.

No momento da publicação, a atualização de status do Cloudflare mostrava que o defeito já havia sido identificado e isolado (Imagem: Cloudflare)

De acordo com a página de status da empresa, o problema já foi identificado e isolado, e está no momento da publicação desta matéria aguardando uma correção. Enquanto isso, os outros servidores da empresa estão assumindo todas as operações de CDN do Brasil, e provavelmente os usuários não terão mais problemas em acessar qualquer site enquanto uma solução para o servidor de Porto Alegre não for encontrada.

Felipe Alves
Felipe Alves
Profissional da área de TI há mais de 10 anos. Entusiasta na área de segurança de dados e tecnologias. Técnico de Suporte na empresa Arkan System.